Durante o mês de novembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove série de ações voltadas à conscientização e à prevenção do câncer de próstata.
Entre os dias 24 e 28 de novembro ocorre a coleta de sangue para exames de detecção de problemas na próstata (PSA), nos postos de saúde, sempre das 18h às 20h, com um posto aberto por dia. O exame é rápido e grátis. Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e pode salvar vidas. Veja os postos e os dias de atendimento:
24/11: Bairro da Estação (moradores do Parque São João devem comparecer aqui);
25/11: Vila Mathias;
25/11 – Sodrélia, a partir das 17h (coleta de PSA e orientações);
26/11 – Caporanga, a partir das 17h (coleta de PSA e palestra);
26/11: Vila Fabiano;
27/11: Posto de Saúde II – Dr. José Carqueijo e Vila Santa Aureliana;
28/11: Jardim Santana.
Recomendações para a coleta de PSA:
-Não ter realizado toque retal nas últimas 48 horas;
-Não ter tido ejaculação nas últimas 48 horas;
-Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 72 horas;
-Não estar com sintomas ou sinais de infecção urinária.
O Novembro Azul contará com palestras, orientações e coletas do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), além da campanha “Fique Sabendo”, que oferece testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites. A ação já foi realizada dia 14, no barracão da Divinéia, e na quarta-feira (19), aos servidores da Codesan.
A Rede do Câncer de Santa Cruz do Rio Pardo promove o atendimento durante todo o ano. O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata — uma das doenças que mais afetam a população masculina. Em Santa Cruz do Rio Pardo, a Prefeitura busca incentivar os cuidados e facilitar o acesso aos exames, promovendo saúde e qualidade de vida para todos.
Deixe um comentário