Animal Silvestre Uma ocorrência inusitada movimentou a manhã desta sexta-feira (31) em Santa Cruz do Rio Pardo. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para realizar o resgate de um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) no quintal de uma casa no Jardim Fátima. O animal silvestre foi encontrado pelo morador da residência. O tamanduá foi encontrado saudável e sem ferimentos.
“A ação rápida e coordenada dos bombeiros evitou que o animal se estressasse ou se ferisse. O tamanduá-mirim é um escalador nato, mas o ambiente urbano representa um risco enorme para ele e para os animais domésticos,” declarou Sargento Diego.
O tamanduá-mirim, ou tamanduá-de-colete, é nativo da América do Sul e habita principalmente áreas de florestas e cerrados. Santa Cruz do Rio Pardo, cidade conhecida por sua arborização e proximidade com áreas remanescentes de mata, especialmente nas margens do Rio Pardo, frequentemente lida com a presença de fauna silvestre.
Após avaliação de saúde, o tamanduá foi solto em uma área de mata segura, longe das vias e residências, garantindo sua sobrevivência e o equilíbrio ecológico. O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que a população nunca tente capturar ou tocar animais silvestres e acione imediatamente às autoridades competentes.

Deixe um comentário