A tranquilidade do distrito de Sodrélia foi interrompida no início da noite de quarta-feira (24), quando um incêndio na antiga estação ferroviária chamou atenção dos moradores. O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Rio Pardo foi acionado e, por meio do cabo Monteiro e soldados Claudemir, Douglas Cardoso e Davi, as chamas foram rapidamente controladas. Ninguém de feriu. As causas do incêndio serão investigadas. A estação de Sodrélia está abandonada há décadas. Famílias já habitaram seu interior de forma irregular. O prédio atualmente é só a vaga lembrança de tempos de glória. As ruínas, junto com as cinzas e fuligem do incêndio, colaboram para reforçar o cenário de abandono e descaso com o patrimônio público.
Após o incêndio ser controlado, a Secretaria Municipal de Turismo foi rápida em emitir uma nota à imprensa, relatando que já está nos planos da administração a reforma da antiga estação. E que nos próximos dias, “técnicos especializados” irão realizar a avaliação dos danos estruturais, a fim de apurar a “real extensão dos impactos causados pelo incidente”.
Segundo a nota, “o local encontra-se isolado e a secretaria ressalta que a antiga estação já possui projeto de restauração anunciado, com previsão de início das obras nos próximos meses, reforçando o compromisso do município com a preservação de seu patrimônio histórico e cultural.”

Deixe um comentário