O cabo da PM Johannes Kennedy Santana, que foi baleado durante abordagem a suspeitos de roubos em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu alta sexta-feira (8) do Hospital das Clínicas. Vídeos (VEJA ABAIXO) revelam que o policial foi cercado por moradores que filmavam a ação e o pressionavam a todo instante para largar o suspeito de ter efetuado o disparo. A câmera corporal de Santana TAMBÉM registrou o momento em que ele foi atingido no pescoço. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, em suas redes sociais, que os suspeitos não ficarão impunes.
“Tenho acompanhado a evolução do quadro do Cabo Santana, que foi covardemente atacado, e oro por sua recuperação. Quem atira em policial não é trabalhador e nem vítima da sociedade, é bandido. Esses não ficarão impunes”.
Dois homens foram identificados: o autor dos disparos, Kauan Alison Alves dos Santos, de 19 anos, e Gabriel Vieira dos Santos, de 28. A polícia também tenta recuperar a arma do cabo Santana que foi roubada. A polícia ainda realiza buscas pelos criminosos envolvidos. O policiamento nas entradas e saídas da favela de Paraisópolis foi reforçado para prender os envolvidos no crime, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, afirmou à TV Globo que o cabo Santana agiu corretamente durante a ação. Segundo ele, apesar de não ser recomendado estar sozinho, a maneira como aconteceu a ocorrência levou a essa situação do policial estar ali sem outros agentes.
PERSEGUIÇÃO
O cabo Santana foi baleado na favela de Paraisópolis, após perseguir dois suspeitos de realizar arrastões na quinta-feira (7) na região da Chácara Santo Antônio.
Nas imagens, obtidas com exclusividade pela TV Globo, é possível ver o momento da ação. Segundo a Polícia Militar, uma equipe fazia patrulhamento, quando encontrou uma moto ocupada por dois homens e suspeitou que a dupla poderia estar envolvida em roubos na região. Houve perseguição até Paraisópolis, e os suspeitos entraram na comunidade.
Ao tentar abordar Kauan, ele ofereceu resistência. Ambos entraram em uma luta corporal. O suspeito, no entanto, estava armado, e baleou o PM no pescoço. Outro homem, identificado como Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, aparece nas imagens. Ele retira a arma do agente depois que ele é baleado.
Na sequência, o PM pede socorro ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). No vídeo, que tem 11 minutos de duração, é possível ver que o agente está sangrando. Ele informa o Copom que foi baleado e que os suspeitos levaram a arma dele.
Cerca de três minutos depois, aparecem outros dois policiais militares e prestam socorro ao agente baleado. O vídeo da câmara corporal é encerrado.
O policial foi resgatado pelo helicóptero Águia e encaminhado consciente para o Hospital das Clínicas, na Zona Oeste.
Segundo a Polícia Militar, Johannes, que trabalha na PM há 10 anos, passou por uma primeira avaliação médica e os exames iniciais não apontaram lesão em órgãos ou estruturas vitais.
Com informações do G1

Polícia divulgou a identidade de Kauan Alison Alves dos Santo, de 19 anos – homem que atirou no PM em Paraisópolis – e Gabriel Vieira dos Santos, que fugiu com a arma do policial, de 28 anos.
Deixe um comentário