Um vídeo gravado por uma moradora do Jardim Guaporé, em Ourinhos (SP), viralizou no sábado (05) ao mostrar uma nuvem de pernilongos sobrevoando o bairro. As imagens escancararam um problema que tem afetado diversos moradores da cidade há cerca de um mês: a infestação de mosquitos, principalmente nas regiões próximas às lagoas de decantação de esgoto, sob responsabilidade da empresa Ourinhos Saneamento, concessionária do serviço de água e esgoto no município. O site Passando a Régua repercutiu o caso. Segundo os moradores, o número de mosquitos aumentou de forma significativa, prejudicando a qualidade de vida, com relatos de coceiras, noites mal dormidas e até reações alérgicas. A Prefeitura de Ourinhos já notificou oficialmente a empresa para realizar a limpeza e controle dos focos de proliferação nas lagoas.
O prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) se manifestou, domingo(06) em vídeo publicado nas redes sociais, criticando duramente a atuação da empresa e responsabilizando a concessão da antiga SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), feita durante a gestão do ex-prefeito Lucas Pocay (PSD).
“A venda da SAE foi o maior erro político da história de Ourinhos. Quando a autarquia era nossa, cuidávamos das lagoas de decantação e não havia esse problema. Hoje, com a concessão, a empresa não está cumprindo sua obrigação”, declarou o prefeito.
No vídeo, gravado diretamente da lagoa da região do Guaporé, Guilherme afirma que já houve notificação oficial, mas que a Ourinhos Saneamento não tomou providências eficazes para conter a infestação. Ele deu um prazo de 48 horas para que a empresa execute a limpeza do local, caso contrário, a Prefeitura iniciará os trabalhos por conta própria, arcando posteriormente as despesas à empresa na Justiça.
Além do Guaporé, o prefeito citou que bairros como Jardim Josefina, Vila São Luís, COHAB, Vila Musa e Itamaraty também estão sendo afetados. Ele também afirmou que se a empresa não resolver o problema, o município vai acionar medidas legais por descumprimento contratual.
“A empresa tem feito buracos nas ruas e não conserta. Aumentou a conta de água e agora deixa a população conviver com enxames de pernilongos. A Prefeitura vai agir com firmeza”, reforçou Guilherme.
A situação reacende o debate sobre os efeitos da concessão dos serviços públicos à iniciativa privada e coloca em evidência o papel da fiscalização municipal na defesa dos interesses da população.
A Ourinhos Saneamento não se manifestou oficialmente. O espaço continua aberto.
Com informações do Passando a Régua
Deixe um comentário